É inevitável: quando nos abeiramos da casa de alguém, a primeira coisa em que reparamos é na entrada e, de um modo geral, no entorno. Se esta última for algo inestética e descuidada, formamos logo uma impressão menos positiva (mesmo que o interior a venha a desmentir). A verdade é que a entrada (a do exterior e, no caso do hall, no interior) é o primeiro espaço a ter impacto em nós, surgindo como uma espécie de cartão de visita para a casa.
Assim, a entrada deve ser cuidada e reflectir a estética de quem habita a casa. Para o efeito, não é necessário um grande dispêndio. Pode, claro está, apoiar-se no trabalho de um arquitecto paisagista para criar uma moldura bonita para a sua casa, mas pode, também, valorizar a entrada com a simples adição de uma planta bonita, de um tapete e/ou de um ponto de luz.
Hoje, e para o inspirar, reunimos 11 imagens de entradas das quais pode tirar ideias para embelezar a sua. Ora veja!
1. A natureza como melhor aliada
A natureza é uma das melhores mais aliadas para se embelezar a entrada de uma casa. Veja-se o caso desta adorável moradia cujas paredes brancas ganharam alegria e realce com as sardinheiras que trepam pelas paredes e lhe emprestam cor, alegria e frescura. É uma entrada harmoniosa, cuidada e reveladora da atenção ao detalhe dos moradores.
2. A natureza a contrapor o minimalismo da arquitectura
Nesta entrada minimalista, foi, mais uma vez, a natureza a cumprir o essencial papel de proporcionar cor e vida ao conjunto. Os muros e o pórtico de entrada em betão e as lajetas do mesmo material são interrompidas pelo relvado cuidado, que forma um corredor que conduz à entrada, por uma bonita oliveira e pelas flores e arbustos ao longo do muro Nascente.
3. Jardim e candeeiros numa casa campestre
O jardim emoldura a entrada desta casa campestre onde encontramos apliques clássicos a decorar e a iluminar a zona da porta principal. Para além do valor estético que detêm, tornam o entorno mais seguro e funcional.
4. O "kit básico"
Decorar a entrada da casa pode ser tão simples quanto adicionar um tapete, um ou dois vasos bonitos (de preferência, com plantas resistentes e adequadas ao clima da região) e dois pontos de luz na parede. Esta abordagem clássica funciona para o grosso das entradas e é pouco custosa! Note-se, porém, que estes tapetes sofrem um grande desgaste, pelo que devem ser substituídos de quando em vez.
5. Uma fonte
O elemento que mais se destaca na entrada desta casa rústica é a fonte de pedra com cascata. A água é frescura e, quando cai em cascata, como é aqui o caso, gera um som agradável que transmite calma e paz. A presença deste elemento relaxa a mente de quem chega a esta casa antes de sequer se cruzar a ombreira da porta.
6. Uma entrada idílica
Se tem o privilégio de ter um jardim em frente à sua casa, mantenha-o bonito e cuidado para que a entrada tenha sempre impacto. O conjunto de cadeiras e mesa em ferro enaltece ainda mais o romantismo deste espaço exterior.
7. Uma entrada artística
Peças de arte na entrada? Porque não? Desde que a entrada não se abra directamente para uma rua movimentada, a Arte é uma excelente forma de a valorizar de forma inesperada e surpreendente. Neste projecto, para além das peças escultóricas, temos, ainda, os vasos propositadamente enferrujados a trazer um apontamento industrial e urbano à entrada.
8. Placas de madeira nas paredes
A melhor parte desta solução é que estas peças de madeira com frases podem ser criadas por si. Só precisa mesmo de arranjar a madeira (até lha podem dispensar em locais de obras ou em oficinas de carpintaria ou marcenaria) e de nelas escrever as palavras ou frases que quiser (bem-vindo; ’welcome; lar doce lar’, entre outras). Fácil e barato!
9. Um conjunto de plantas
Três vasos do mesmo estilo e cor, mas em diferentes tamanhos acomodam plantas que dão vida à entrada desta casa moderna. Mais uma ideia de fácil de execução e manutenção!
10. Espelhos de água
Esta é, porventura, a ideia mais elaborada, mas que é utilizada com frequência em projectos paisagísticos. Referimo-nos aos espelhos de água que dialogam na perfeição com a natureza e criam soberbos reflexos e jogos de cores. Estes espelhos de água precisam, no entanto, de manutenção para não ganharem maus odores.
11. Uma pérgola
Marque e proteja a sua entrada com uma pérgola de madeira, um elemento diferenciado e bonito que trará valor à porta principal. Pode escolher uma madeira mais clara ou mais escura consoante o estilo da casa.
Click na imagem para ver artigo original