Este equipamento foi concebido no âmbito do programa PARES 3 e contempla uma ERPI para 64 utentes, um centro de dia para 40 utentes e um Serviço de Apoio Domiciliário para 40utentes.
Com uma área total de 3.360 m2, foram preocupações fundamentais, o controlo da escala do edificado, a inserção na
envolvente, designadamente, a relação com o meio natural e com o edificado.
As 3 valências, articulam-se através de uma zona de serviço comum, constituída por cozinha, sala de pessoal, vestiários de pessoal, lavandaria e áreas complementares.
O equipamento possui entradas distintas para pessoal, utentes e visitantes do Lar, utentes e visitantes do Centro de Dia e para mercadorias.
Cada uma destas entradas será dotada de túnel de desinfecção. A separação de circuitos acima descrita, bem como a colocação de túneis de desinfecção, visa a minimização de potencial contágio em situação de pandemia, ou de surto infectocontagioso, que possa fazer perigar a saúde de utentes, funcionários e visitantes.
Além dos espaços requeridos pela portaria acima referida, foi criado um espaço de isolamento, junto ao gabinete médico e enfermaria, destinado a isolamento suplementar que não possa ser satisfeito através de um quarto corrente, ou para doentes a necessitar de cuidados especiais, e um espaço destinado a fisioterapia, necessário de forma recorrente para idosos com perda de mobilidade.
Foi preocupação dominante a eficiência energética do edificado, quer através da iluminação com luz natural de todos os espaços, incluindo os espaços de circulação abaixo da cota de soleira, quer através de um isolamento térmico eficaz que evite pontes térmicas e contemple baixos coeficientes de transmissão térmica, quer ainda através de uma correcta articulação dos sistemas energéticos, que incluíram fontes energéticas alternativas (solar térmico e solar fotovoltaico).